Escrito por: Kelly Leite
A proteção radiológica depende do uso de diversos equipamentos, como porta raio x e a aplicação de chumbo nas estruturas.
Essa é uma medida extremamente importante, principalmente na realização de exame radiológico na área de saúde.
Afinal, o uso de equipamentos radiológicos pode oferecer riscos para a saúde dos profissionais envolvidos e dos pacientes submetidos aos exames.
Para se ter uma ideia, a exposição excessiva à radiação ionizante pode causar efeitos agudos, como queimaduras na pele e danos aos tecidos; e efeitos crônicos, como câncer e outras doenças degenerativas.
Por isso, é essencial garantir a segurança dos profissionais e pacientes, bem como do meio ambiente a partir de ferramentas estratégicas.
Conheça mais acerca dos equipamentos de proteção radiológica e porque a porta raio x é fundamental para promover mais segurança ao exame.
Porta raio x e EPIS
Para ampliar a segurança dos profissionais de saúde e pacientes durante os exames radiológicos, são utilizados equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva.
No primeiro caso, os EPIs, é possível destacar itens como:
- Aventais;
- Luvas;
- Óculos;
- Protetores de tireóide.
Esses itens asseguram a proteção ao serem utilizados junto ao corpo, criando uma barreira que absorve a radiação.
Por exemplo, os aventais são feitos de materiais como chumbo e visam proteger o tronco da radiação ionizante.
Da mesma forma, os protetores de tireóide preservam a glândula tireoide da radiação, sendo especialmente importantes em procedimentos que envolvem a cabeça e pescoço.
Por que usar porta de raio x
A Porta de Raio X é extremamente importante para garantir a proteção radiológica. Isso porque ela bloqueia a radiação e impede que ela se espalhe pelo ambiente, o que assegura o local e as pessoas presentes.
Assim, em relação aos equipamentos de proteção coletiva, destacam-se as barreiras de chumbo, porta raio x e sistemas de ventilação adequados.
De modo geral, as barreiras coletivas são estruturas fixas que têm como objetivo proteger os indivíduos que não estão diretamente envolvidos no procedimento radiológico, como pacientes em outras áreas do hospital e visitantes.
É exatamente nesse contexto que a porta raio x se destaca. Afinal, ela evita que a radiação passe para outros ambientes, ao passo em que dificulta o acesso de pessoas não autorizadas.
Além disso, as portas geralmente possuem fechamento automático e uma sinalização vinculada. Com isso, outros pacientes e profissionais não conseguem acessar a sala durante os exames.
Dito isso, os principais benefícios de utilizar porta raio x se resumem a:
- Proteger contra a radiação ionizante e seus impactos à saúde;
- Dificultar o vazamento da radiação para outros espaços;
- Preservar a integridade dos pacientes - submetidos ou não ao exame;
- Sinalizar e bloquear acesso quando um exame está sendo realizado.
Barreiras físicas e cuidados coletivos
Essas barreiras são construídas com materiais de alta densidade, como o chumbo, e devem ser instaladas de forma a minimizar a exposição à radiação ionizante.
Outras medidas de proteção coletiva incluem a instalação de sistemas de ventilação adequados, que devem garantir a renovação do ar e a exaustão dos gases produzidos durante o uso dos equipamentos radiológicos.
Vale ressaltar que a utilização de EPIs e barreiras coletivas é regulamentada por normas nacionais e internacionais, que estabelecem os requisitos mínimos para a proteção radiológica em diversas áreas, como medicina, indústria e pesquisa.
Além disso, é fundamental que os profissionais que manuseiam os equipamentos radiológicos recebam treinamento adequado sobre segurança radiológica, incluindo medidas de prevenção e controle de exposição à radiação.
Dessa forma, a proteção radiológica é essencial para garantir a segurança e saúde de todos os envolvidos na utilização de equipamentos radiológicos, bem como para preservar o meio ambiente.
Desenvolva um projeto de proteção radiológica para implementar porta raio x
A proteção radiológica está diretamente ligada ao controle adequado e responsável das radiações ionizantes.
Por isso, sua implementação assegura o uso de níveis de radiação seguros para todas as pessoas envolvidas, absorvendo ondas que poderiam causar problemas diversos, como na saúde.
A proteção radiológica fornece um mecanismo para reduzir a exposição dos trabalhadores e das populações que são expostas a radiações ionizantes. Além disso, protege o meio ambiente e a saúde do público como um todo.
Contudo, para garantir a eficiência dos equipamentos utilizados na proteção radiológica, como o pleno funcionamento da porta raio x e o desenvolvimento de um projeto personalizado, a contratação de uma empresa qualificada é necessária.
Somente na Vilson Proteção Radiológica você encontra os melhores equipamentos e produtos para proteção radiológica. Tudo em conformidade com as legislações vigentes.
Preencha o formulário abaixo e conheça a diversidade de produtos e todo o suporte que podemos te oferecer para que trabalhe com ainda mais segurança!
Sobre o autor
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende