Clique nas imagens para ampliar
Assim como numa sala de exame clínico onde se usa radiação ionizante, uma sala de radiologia industrial precisa de blindagem.
A proteção radiológica industrial é necessária porque no ambiente onde é realizado o procedimento, existe um equipamento de raio-x. Esse equipamento emite o feixe de radiação.
O feixe de radiação é contaminante.
O fóton é um quantum de radiação eletromagnética, uma partícula de luz e só existe quando está em movimento, ou seja, não é uma massa parada.
Para um projeto de proteção radiológica industrial ser liberado, é preciso que antes, um físico capacitado vá até o local e faça o cálculo de blindagem. Com o projeto nas mãos, será possível saber exatamente o tipo de material que deverá ser usado para blindar a sala de raio-x.
A necessidade da proteção radiológica industrial
A proteção radiológica industrial é feita em salas de raio-x com equipamentos necessários para o exame de peças, sejam quais forem.
A radiação é prejudicial à saúde. Não pode vazar do ambiente em que foi liberada e deve se dissipar nele.
Ela pode contaminar as adjacências da sala onde é operado o equipamento. Para que isso não aconteça, é preciso blindar a sala.
O lençol de chumbo é muito utilizado, porém ele deve ter grau de pureza elevado para conseguir conter a radiação ionizante. Devido à sua alta densidade, é uma opção funcional.
Quando o fóton atinge um dos elétrons que compõem a nuvem que gira em torno do átomo de chumbo, ele fica carregado de energia e passa a se chocar com outros átomos do chumbo. A sequência de choques faz com que o elétron carregado vá perdendo a energia, até que ele estabiliza e é atraído por outro átomo, voltando a girar em torno dele.
Uma outra opção de proteção radiológica que pode ser usada nas paredes, teto e/ou piso, é a massa baritada. Ela possui a mesma equivalência do chumbo para proteção, com custo mais baixo.
O acesso à sala de raio-x também deve ser protegido, para garantir a proteção radiológica industrial. Nesse caso, é necessária a instalação de uma porta radiológica. Ela possui chumbo na parte interna.
Na parede da cabine de comando deve ser instalado um visor plumbífero, que permite a visualização da peça pelo operador durante o exame e o protege também da radiação ionizante.
Nossa Massa baritada é certificada pelas entidades USP/IEE/INMETRO, assim como nosso visor plumbífero.
Fornecemos portas radiológicas sob medidas, de abrir, de correr, com os puxadores e fechaduras, com acabamento para receber pintura no local ou em fórmica da cor que o cliente desejar.
Os batentes das portas também são blindados.
Além dos ítens descritos acima, fornecemos acessórios para proteção radiológica industrial.
Solicite um orçamento!
Para saber mais sobre Proteção radiológica industrial
Ligue para (11) 4484-4362 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!