Clique nas imagens para ampliar
Importância dos Equipamentos de Proteção Radiológica
Antes de iniciarmos nossa dissertação sobre equipamentos de proteção radiológica, é necessário informar nosso cliente sobre a importância do conhecimento da portaria 453, de 01 de junho de 1998.
A protaria 453/98 estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios-x diagnósticos em todo o território nacional e dá outras providências.
Responsáveis
Todos os responsáveis pelos ambientes devem assegurar livre acesso ás autoridades sanitárias ao local, pois compete às autoridades sanitárias dos Estados, Distrito Federal e Municípios, o licencimento, bem como a fiscalização para o cumprimento do regulamento acima citado.
Ainda de acordo com o regulamento, descrito no artigo 2.6, visando a otimização da proteção radiológica, a implantação execução das instalações devem ser de modo que a "magnitude das doses indivíduais, o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições acidentais sejam tão baixos quanto razoavelmente ezeqüíveis, levando-se em conta os fatores sociais e econômicos, além das restrições de doses aplicáveis".
No artigo 2.9, fica clara a otimização do valor mínimo necessário para obtenção do diagnóstico e esse processo de otimização é descrito no item a, "A seleção adequada do equipamento e acessórios".
Por esse motivo, respeitando à legislação, é imprescindível que seja feito um projeto de blindagem, pois o mesmo indica quais equipamentos de proteção radiológica deverão ser usados na execução do projeto. Seguindo a ordem dos fatos e obedecendo a legislação não haverá contratempos no processo de liberação ou fiscalização do local.
Os equipamentos de proteção radiológica também são usados para cumprimento do item b, do artigo 2.9, pois eles também são usados nos procedimentos de trabalho.
Sobre o Artigo
O item c do artigo acima referido cita a garantia de qualidade, que é a consequência dos usos adequados dos equipamentos de proteção radiológica, pois só assim, o objetivo poderá ser alcançado.
Também é importante o uso de equipamentos de proteção radiológica para os pacientes, pois eles são decisivos para o cumprimento do item d, que descreve os níveis de referência de radiodiagnóstico para pacientes como otimização da proteção radiológica.
Fornecemos produtos e equipamentos de proteção radiológica para clientes de todo o Brasil!
Solicite um orçamento! Envie-nos seu projeto!
Teremos satisfação ao atendê-lo.
Para saber mais sobre Equipamentos de proteção radiológica
Ligue para (11) 4484-4362 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!