Clique nas imagens para ampliar
Blindagem radiológica
Para entender a necessidade da blindagem radiológica, é necessário compreender o que é proteção radiológica ou radioproteção.
De acordo com a norma CNEN-NN-3.01, proteção radiológica ou radioproteção é o conjunto de medidas que visam a proteger o ser humano e seus descendentes contra possíveis efeitos indesejados causados pela radiação ionizante.
A mesma norma define radiação ionizante como qualquer partícula ou radiação eletromagnética que, ao interagir com a matéria, ioniza seus átomos e moléculas.
A ionização é um processo químico mediante ao qual se produzem íons, espécies químicas eletricamente carregadas, pela perda ou ganho de elétrons a partir de átomos ou moléculas neutras. Logo, podemos dizer que ionizar é a ação de separar ou converter em íons.
Na área da química, íon, iônio ou ionte é uma partícula, átomo ou molécula eletricamente carregada. É qualquer parte de um átomo ou de molécula deslocada pela aplicação de uma energia.
A radiologia vem sendo usada há mais de um século e certamente ela é uma base importantíssima na área da saúde e outras. Devido à energia eletromagnética ser capaz de produzir imagens visíveis, torna possível diagnosticar lesões, fraturas e doenças, como o câncer, por exemplo.
Além de ser útil no setor médico, a radiologia também pode ser usada nas seguintes áreas:
- área metalúrgica: estudos, soldas, peças, etc;
- esterilização: eliminação de fungos e bactérias através da radiação;
- cinetífica: pesquisas e estudos;
- projetos: desenvolvimento de equipamentos médicos.
Por que é necessária a blindagem radiológica em salas de radiologia?
A necessidade da blindagem radiológica em salas de radiológia ou ambientes radiológicos prende-se ao fato de que a radiação ionizante consiste em ondas eletromagnéticas com energia suficiente para fazer com que os elétrons se desprendam dos átomos e moléculas, alterando sua estrutura.
Por causar alteração nas estruturas das moléculas, a radiação deve ser usada somente quando necessário e com finalidade específica.
Por esse motivo, para todas as aplicações da radiologia é necessário um ambiente preparado para os procedimentos, com a correta proteção radiológica.
Nas salas de radiologias, a blindagem radiológica pode ser feita com chumbo com 99% de pureza, argamassa baritada, visor radiológico, vidro plumbífero, biombo, acessórios, de acordo com a necessidade.
A Vilson Proteção Radiológica fornece materiais para a blindagem radiológica de salas de radiologia, de acordo com a necessidade e especificação do projeto de blindagem radiológica de clientes de todo o Brasil.
Envie-nos seu projeto de blindagem radiológica que, imediatamente retornamos com o orçamento.
Nosso e-mail: vilsonprotecaoradiologica@gmail.com
Para saber mais sobre Blindagem radiológica
Ligue para (11) 4484-4362 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!